“ Havia tanto pra lhe contar era tão belo...” O Descaso humano para com a Natureza tem sido tão grande que podemos hoje ver que a “Destruição é reflexo humano”. O progresso passou a explorar o valor da vida. O dinheiro que hoje compra carros e bens no futuro pode não ser o suficiente para pagar as muitas arvores derrubadas, o ar poluido, a destruição a qual o ser humano esta causando.
Como fala na letra da musica “Essa idéia do natural ser sujo” se faz tão presente nesta geração, que corre atras de uma grande economia, de uma globalização que exige uma modernização enorme, agilidade, grande produção, deixando de medir as causas e consequencias que isso pode gerar.
O homem é causador dos impactos ambientais, como a exploração da terra, desmatamento, uso de agratoxicos, poluição enfim a modificação do habitats, o qual é uma devastação pra natureza.
“Desmatam tudo e reclamam do tempo” Como consequencia dos desmatamesntos , surge a destruição da biodiversidade, a diminuição e extinção de animais e especies de vegetais. Com o desmatamento e agravado os processos erosivos, pois as arvores servem de anteparo para as gotas das chuvas, que escorrem pelos seus troncos, infiltrando-se no subsolo, ajudando a diminuir o escoamento artificial, evitando assim o impacto direto da chuva com o solo, evitando a desagregação. Sem contar que com os desmatamentos de florestas muitas plantas deixam de ser estudadas as quais podem ser a chave de estudos de curas de doenças.
A Natureza é um ciclo de dependências, “Que ironia conflitante ser Desequilíbrio que alimenta as pragas”, com a transformação do ambiente as mudanças são inevitavel, os usos de agrotoxicos, a exploração de terras para o plantio ou criação de gado, são fatores que veem provocando impactos ambientais.
“Tanto faz os meios violentos,Luxúria é ética do perverso vivo,Morto por dinheiro” o desenvolvimento economico experimenta um processo crescente de desenvolvimento tecnológico e os desgastes dos recursos naturais como fonte inesgotável de matéria prima para a produção, porem acaba matando aos poucos a possibilidade de uma vida equilibrada, a qual é direito de todos.
O homem agregado a natureza, sempre veio a interferir em sua evolução, principalmente transformando o espaço ambiental. Com a expansão desordenada dos limites de respeito pelo ambiente natural, surge a necessidade de avaliar os impactos que esse crescimento desenfreado causou e vem causando. Repensar e buscar medidas preventivas influenciando a direção de processos de controle das situações.
Chegou o momento de repensar o desenvolvimento acelerado. Pensar conciente enfocar a qualidade de vida e a consercação da Natureza. Tirar o Galinheiro da gerencia das rapozas. Para isso e necessario planejamentos, objtivar, buscar a direção do desenvolvimento, presando pelas duas areas as quais entram em conflito sempre, crescimento economico x qualidade ambiental.
Prezar por sustentabilidade vai além do cuidado ambiental, engloba varias areas, como politica, economia , cultura enfim é andar ambas na mesma direção buscando um crescimento saudavel.
Vanessa em sua musica faz uma crítica, faz com que seja repensado os valores, perdidos com a busca constante do avanço, do crescimento economico. Abre os olhos para essa realidade que vem sendo colocada em foco pela mídia. Tenta nela, resgatar as relações de bem entre a natureza e o homem, processo este, que pode ser resgatado com planejamentos, com práticas que visem sustentabilidade, amenizando assim os processos de degradação ambiental.