segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Responsabilidade Socioambiental


 Fonte: Google imagens

Com o desenvolvimento da globalização e o aumento da concorrência econômica, surge à procura dos clientes e investidores com visão de sustentabilidade, por empresas as quais trabalham com a mesma visão. Clientes mais exigentes e responsáveis.O mundo dos negócios esta interligado ao ambiente. A responsabilidade ambiental deixou de ser um opcional para as empresas e passou a ser uma questão de visão, sobrevivência.
As empresas começaram a ter percepção da amplitude dos problemas ambientais, com isso cresce a procura por colaborar na prevenção e recuperação do meio ambiente, adotando posturas éticas, justiça social, fortalecimento da influencia sobre o homem.
O mundo percebido como uma maquina volta a dar espaço a percepção do mundo como um sistema vivo, abre-se os olhos para uma mudança de valores, com mais cuidados onde prima-se por conservação e uso adequado do planeta sem lesar a vida ambiental e dos  seres que o habitam.
A responsabilidade Ambiental esta intimamente ligada á mudança comportamental e inovação organizacional, que combina eficiência econômica, prudência esforço conjunto, bem estar geral, boa imagem e lucratividade.
Ter uma boa imagem é fundamental para qualquer empresa, instituição, neste sentido cresce cada vez mais a preocupação empresarial de atingir um desempenho bom em relação ao meio ambiente, tendo projetos que busquem o desenvolvimento sustentável, preocupando-se com os ciclos de vida de seu produto, tendo assim qualidade e boa imagem para com seu consumidor.

Uma Reflexão sobre a Musica “Absurdo” Vanessa da Mata.


“ Havia tanto pra lhe contar era tão belo...” O Descaso humano para com a Natureza tem sido tão grande que podemos hoje ver que  a “Destruição é reflexo humano”. O progresso passou a explorar o valor da vida. O dinheiro que hoje compra carros e bens no futuro pode não ser o suficiente para pagar as muitas arvores derrubadas, o ar poluido, a destruição a qual o ser humano esta causando.
 Como fala na letra da musica “Essa idéia do natural ser sujo” se faz tão presente nesta geração, que corre atras de uma grande economia, de uma globalização que exige uma modernização enorme, agilidade, grande produção, deixando de medir as causas e consequencias que isso pode gerar.
 O homem é causador dos impactos ambientais, como a exploração da terra, desmatamento, uso de agratoxicos, poluição enfim a modificação do habitats, o qual é uma devastação pra natureza.
“Desmatam tudo e reclamam do tempo” Como consequencia dos desmatamesntos , surge a destruição da biodiversidade, a diminuição e extinção de animais e especies de vegetais.  Com o desmatamento e agravado os processos erosivos, pois as arvores servem de anteparo para as gotas das chuvas, que escorrem pelos seus troncos, infiltrando-se no subsolo, ajudando a diminuir o escoamento artificial, evitando assim o impacto direto da chuva com o solo, evitando a desagregação. Sem contar que com os desmatamentos de florestas muitas plantas deixam de ser estudadas as quais podem ser a chave de estudos de curas de doenças.
A Natureza é um ciclo de dependências, “Que ironia conflitante ser Desequilíbrio que alimenta as pragas”, com a transformação do ambiente as mudanças são inevitavel, os usos de agrotoxicos, a exploração de terras para o plantio ou criação de gado, são fatores que veem provocando impactos ambientais.
“Tanto faz os meios violentos,Luxúria é ética do perverso vivo,Morto por dinheiro” o desenvolvimento economico experimenta um processo crescente de desenvolvimento tecnológico e os desgastes dos recursos naturais como fonte inesgotável de matéria prima para a produção,  porem acaba matando  aos poucos a possibilidade de uma vida equilibrada, a qual é direito de todos.
O homem agregado a natureza, sempre veio a interferir em sua evolução, principalmente transformando o espaço ambiental. Com a expansão desordenada dos limites de respeito pelo ambiente natural, surge a necessidade de avaliar os impactos que esse crescimento desenfreado  causou e vem causando. Repensar e buscar medidas preventivas influenciando a direção de processos de controle das situações.
Chegou o momento de repensar o desenvolvimento acelerado. Pensar conciente  enfocar a qualidade de vida e a consercação da Natureza. Tirar o Galinheiro da gerencia das rapozas. Para isso e necessario planejamentos, objtivar, buscar a direção do desenvolvimento, presando pelas duas areas as quais entram em conflito sempre, crescimento economico x qualidade ambiental.
Prezar por sustentabilidade vai além do cuidado ambiental, engloba varias areas, como politica, economia , cultura  enfim é andar ambas na mesma direção buscando um crescimento saudavel.
Vanessa em sua musica faz uma crítica, faz com que seja repensado os valores, perdidos com a busca constante do avanço, do crescimento economico. Abre os olhos para essa realidade que vem sendo colocada em foco pela mídia. Tenta nela, resgatar  as relações de bem entre a natureza e o homem, processo este, que pode ser resgatado com planejamentos, com práticas  que visem sustentabilidade, amenizando assim os processos de degradação ambiental.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ética x Lucratividade = Responsabilidade Social

(foto: Google Imagens)

Com a  velocidade das Inovações tecnológicas, o aumento do consumismo e a disputa por liderança de mercado, as empresas abrem os olhos a uma nova interpretação de realidade, um novo segmento de crescimento baseado em ética empresarial.
Obter diferenciais competitivos em uma "Fabrica Global" obriga os empreendedores a repensar disparidades e desigualdades sociais, faz cair muitas peneiras que escondem o que os danos do consumismo absorve.
Abre-se as janelas para responsabilidade, mas em que? Para que? Ser responsável é mais que produzir com qualidade e lucratividade, é ir além de "ser uma empresa"  é fazer " a empresa" , é ter planejamento, objetivos, é construir pensando no amanhã, com ética, lucratividade, qualidade e sustentabilidade.
Responsabilidade Social vai além das obrigações legais, são padrões adotados de conduta empresarial, como diz Peter Drucker, " o fato de que é justamente em função de a empresa ser bem sucedida no mercado que cresce a necessidade de uma atuação socialmente responsável.
Responsabilidade Social passa a ser uma ànalise de erros e acertos de grandes empresas que são lideres de mercado e norteiam seus acertos na ética de fazer o certo, aumentando sua visibilidade, imagem  e lucro.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Postura Profissional


Em um mercado de trabalho competitivo Postura Profissional e aparência são fundamentais,  não falo em aparência nos sentido de grandes estilistas, marcas luxuosas, o que dará um impacto positivo na sua aparência e a valorização de sua postura.
Para ter uma boa aparência leva-se em considerações, a sua idade, o seu tipo físico, sua personalidade, a situação em que se fará presente, a ocasião. Ter bom senso sempre é fundamental.

Uma postura correta projetada de forma segura e natural, passa elegância, autoconfiança.
Não ajuste a sua postura apenas em dias de festa ou quando tiver que vestir uma roupa nova, ela precisa ser mantida sempre.
Lembre-se sempre, podemos perder até dois centímetros ou mais quando sentamos ou andamos com os ombros caídos, assumindo uma postura submissa ou desprezível.
A postura do sucesso é aquela que propaga a realeza do porte no tórax, ombros bem delineados e a cabeça erguida, mas sem afetação.
A cabeça baixa demonstra inferioridade, e quando muito erguida expressa arrogância.  Mantenha sempre o queixo em paralelo ao solo e seu olhar acima dos ombros.
Nunca esqueça que você não é peça decorativa, portanto não fique encostado em paredes, pendurado sobre mesas ou similares.
Seja discreto, você irá chamar mais atenção pela sua postura e conhecimentos, do que pela grife que estará usando, a menos que você esteja em um desfile de roupas da moda.
“Educação é sempre fundamental,” Bom dia, Boa tarde, Boa noite, Muito Obrigado, Por Favor, são palavras obrigatórias e devem ser sempre conduzidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião.
Somos responsáveis pelo nosso sucesso profissional, buscar conhecimento, ser ético, ter vontade de aprender, saber conviver em equipe e ter uma boa postura são requisitos indispensáveis.
                                       (Foto: Ivana Dalmas.)

Para concluir, lembro a famosa frase de Vinícius de Moraes: “as (os) feias (os) que me desculpem, mas beleza é fundamental”. No nosso caso Comunicólogos: “os despreocupados com a aparência que me desculpem, mas apresentação pessoal é fundamental.”