O jornalismo tem o poder de informar, de criar opiniões, conscientizar porém as informações que têm valor na tomada de decisão são de vários tipos, e se dividem em dois grandes grupos: informações conhecidas e informações desconhecidas.
O jornalismo tem o papel de informar, transmitir noticias informações diversas que são somatório de experiências individuais (como experiências. Levando sempre em consideração, a intuição do profissional, e a capacidade pessoal de percepção de realidades de quem esta trazendo.
As novas tecnologias abrem uma nova era na tendência da comunicação principalmente na atividade do jornalismo. Esta transformação se dá principalmente pela possibilidade de relacionamento entre o profissional e o consumidor, exigindo assim a redefinição de técnicas, exigindo profissional muito mais cauteloso e atendo a tudo. Com as novas tecnologias e meios, a um acesso de absorção e transmissão de opinião, existindo assim o efeito de transformação das informações. A liberdade de expressão e a liberação total de censura, que para muitos é vista como direito de expressão esta transformando a realidade. Perde-se o controle e muitas vezes o censo de ser ético, de ser humano.
A internet passa ser a menina dos olhos, o ambiente propício para a convergência multimídia. Porém não podemos esquecer que com isso também surge opiniões diversas e sem possibilidade de controle, pois todos podem ser comunicadores e a liberdade a todos. Um leque de oportunidades se abre à atividade jornalística na Internet, no que diz respeito ao método de Para a pesquisa na internet o jornalista tem acesso a incalculável, quantidade de informações originárias de fontes variadas, o que pode lhe ajudar na confecção e apuração de pautas. A oferta surge da nova maneira de se comunicar de instituições e autoridades, organizações, empresas, que passam a ver na Internet um meio de abordar seus públicos sem intermediários. Dispondo assim de documentos e dados aos quais era difícil ter acesso sem a internet. Facilita o contato de fontes distantes de noticias variadas de qualquer lugar do mundo.
Liberdade de expressão para o profissional da comunicação é umas de suas principais ferramenta de trabalho, pois somos formadores de opinião. Mas esta liberdade só nos cabe se usarmos ela com bom censo. Profissionais com qualidade e conhecedores dos processos sabem usar da ética e podem fazer internet e das tecnologias de informação sua base.